Jan 25, 2010

O Abismo / Afgrunden (1910)


Para essa primeira colaboração no mais novo blog cinéfilo da internet eu deveria pelo menos rever essa pérola do começo do século XX. Mas sua história é tão atual, e talvez por isso esteja tão fresca na memória, que não foi preciso tanto esforço para recordar e tentar apresentar em poucas linhas esse clássico.



“O Abismo” marca a fase de ouro do cinema dinamarquês e lança aquela que seria a primeira estrela do cinema alemão e talvez a responsável pela criação do star-system: Asta Nielsen. Se nossos avôs perderam dinheiro comprando revistas sobre cinema ou cansaram de se masturbar vendo pôsteres de atrizes hollywoodianas, não seria exagero culpa-la por isso!


Voltando ao filme, a temática é bastante atual: Magda Vang (Asta Nielsen), uma professora de piano, se apaixona perdidamente por um artista de circo, deixando sua vida pacata para se aventurar no mundo artístico.


O casal passa a trabalhar juntos numa companhia de espetáculos, mas depois de serem expulsos por causa de um ataque de ciúmes de Magda, começam a entrar em decadência. Magda volta a tocar piano num bar para ganhar algum dinheiro enquanto seu amante encontra uma forma mais fácil para manter o casal: tenta prostituí-la.


O filme faz parte do período de transição do cinema, pois apesar de manter uma narrativa linear, ainda apresenta algumas características do cinema de atração, como a cena em que o garçom do bar, dando uma de cafetão, arruma um quarto para o suposto primeiro cliente de Magda e gesticula para a câmera, como se quisesse dizer para os espectadores: "Preparassem, agora vamos ver uma cena quente!".



Com certeza o momento mais interessante do filme é a cena da dança erótica, um dos momentos mais sensuais do cinema! (Só por curiosidade, o momento mais sex da telona para mim é uma cena do filme “Persona”: aquele diálogo entre a Liv Ullmann e a Bibi Andersson, em que essa relata uma experiência sexual com um garoto. Um aviso para os tarados de plantão: só tem diálogo, não mostra nada! rs).


Voltando para nossa musa da naftalina, quem se interessar e estiver com curiosidade para ver a tal dança erótica da Asta Nielsen, eu fiz uma pequena homenagem, uma espécie de clipe com a cena do filme:

http://www.youtube.com/watch?v=zrgGSbCkJyU


Enjoy! :)


Por Anderson (Distanásia)


distanasia@yahoo.com.br

2 comments:

Emanuela Siqueira said...

Devo dizer que concordo em gênero, número e grau sobre a cena da Bibi Anderson relatando o assunto com Liv, incrível, hoje já seria suficientemente genial, pense na época e ainda com Bergman. Quero assistir LOGO esse.

e sim, Bem Vindo!! Espero ler muita coisa sua aqui!!

Manu

Gabs West said...

bom, vou ter que assistir!!! hehe