Jun 30, 2010

Esse filme só estreia em agosto, mas graças a internet e aos meus digníssimos amigos cinéfilos, eu já o vi.

Ano passado comecei a ouvir alguns rumores a respeito de um filme sobre as Runaways. Banda formada apenas por mulheres foi um enorme sucesso nos anos 70. Tocaram no Japão, apareceram em milhares de revistas e deixaram sua marca na música. Cada uma delas continou a carreira em meio a música, mas talvez a mais bem sucedida tenha sido a Joan Jett, que até hoje faz milhares de shows e lança ótimos discos.

Mas voltando ao filme...
Fiquei surpresa quando soube que a direção seria da Floria Sigismondi. Ela dirigiu videoclips do Marilyn Manson, The White Stripes, Christina Aguilera e David Bowie. Todos são ótimos, cenas perfeitas e todo um clima meio mórbido. Eu poderia dizer que esperava tudo isso do filme, mas não...eu esperei pelo pior e vi um filme mediano.
Ontem eu estava conversando com uma amiga a respeito e ela comentou algo a respeito de censura. Creio que deva ter sido isso, porque o filme não me remete a nada dos trabalhos anteriores da Floria.

As protagonistas são Dakota Fanning como Cherie Currie e Kirsten Stewart como Joan Jett.
Ok, tenho birrinha com a Kirsten por causa de "Crepúsculo" então já pensei que ela ia estragar o filme. Muito pelo contrário! Eu achei a atuação dela fantástica! Ela se tornou a própria Joan Jett, se mostrou uma atriz que vai além de vampirinhos que brilham ao sol. Já a Dakota me decepcionou um pouco (ainda mais que poucos dias antes eu tinha visto "Hounddog", em que ela interpreta um papel super complicado de forma perfeita!), achei a atuação meio chata.
Basicamente o filme fala das duas, da relação entre elas, da música e das brigas. Sandy West e Lita Ford são quase personagens secundárias. Ao fim do filme, aparece o que Joan e Cherie andam fazendo atualmente, e sequer citam a Sandy e a Lita. Achei um pouco de falta de consideração, até porque Sandy faleceu há alguns anos.
Se o filme era para ser sobre Joan e Cherie, que não se chamasse "The Runaways", né?

Hoje, dois dias depois te ver visto o filme, posso dizer que não achei tão ruim. Assisti sem esperar nada e não achei nada demais. Mas reitero que gostei da atuação da Kirsten (lembram dela em "Quarto do Pânico"?), as músicas foram muito bem escolhidas e o filme deve agradar a muitas pessoas.
Não é o melhor filme do mundo, mas é agradável.

PS: Vale lembrar que o que está escrito nesse texto reflete única e exclusivamente a minha opinião, os demais autores do blog podem não concordar com ela. E sim, eu li "Crepúsculo" (a saga toda, inclusive) antes de falar mal. :)

Texto por Michelle Henriques